Relatório

Boletim Informativo

Resumo

Tomando como referência o período 2000-2020, este Boletim apresenta a evolução do custo da cesta básica em Moçambique e discute como esta se relaciona com a inflação, o salário mínimo, e indicadores selecionados de segurança alimentar e bem-estar. Leia mais 

Tomando como referência o período 2000-2020, este Boletim apresenta a evolução do custo da cesta básica em Moçambique e discute como esta se relaciona com a inflação, o salário mínimo, e indicadores selecionados de segurança alimentar e bem-estar. Leia mais 

  • Enia Pondo

Documento de Trabalho

Effects of Monetary and Fiscal Policies on Foreign Direct Investment in Mozambique during the period 2005-2015

Resumo

The study aims to analyse the effects of monetary and fiscal policies on foreign direct investment in Mozambique. This is accomplished emphasizing the effect of money supply, lending rate, treasury bills rate, inflation rate, taxes, and government expenditure on foreign direct investment. Implicitly the critical question raised in this study is: what are effects of monetary and fiscal policies on foreign direct investment inflows in Mozambique? The study utilises quarterly macroeconomic data from 2005 to 2015.The methodology draws upon unit roots and Johansen testing for co integration using a vector error correction model to explore the dynamic relationship of short and long run effects of the independent variables on the dependent variable. All variables are non stationary at level but when converted into first differences they become stationary. The findings of this study suggest that all the independent variables except money supply have effects on foreign direct investment inflow in Mozambique.

Whereas the lending rate, Treasury bill rate, and government expenditure have a negative and significant effect on foreign direct investment, while the inflation rate and tax revenue have a positive and significant relationship with the foreign direct investment. This means that the decisions of monetary and fiscal policies can affect the foreign direct investment either negative or positively. Thus, if the target is to attract foreign direct investment the Bank of Mozambique should be overly concerned with the interest rate(lending rate, Treasury bill rate),and on other sight governmental authorities should take into consideration how available funds are spent on development issues such as education, health, water, electricity, infrastructures, transport and telecommunications

  • Zeferino Nhumaio

Documento de Trabalho

Importância dos Tipos de Inovação nas Empresas dos Sectores de Comércio e Serviços não Financeiros em Moçambique, período 2013-2015

Resumo

O objectivo deste estudo é procurar compreender a importância dos tipos de inovação no desempenho inovador das empresas que operam nos sectores de comércio e serviços não financeiros em Moçambique. Através da análise da relação entre os tipos de inovação e o volume de negócios resultante da inovação nas empresas estima em que medida o impacto da implementação dos tipos de inovação influenciou desempenho inovador das empresas que operam nas seguintes áreas de actividades:(i) Comércio a Retalho & a Grosso e Reparação de Veículos Automóveis e Motociclos; (ii) Electrónicos & Serviços de Informação e Comunicação; e (iii) Saúde & Serviços Comunitário, tendo em conta a introdução de serviços novos no mercado da empresa; novos só parama empresa; e adquiridos de outras empresas durante o período 2013-2015.Foram considerados os seguintes tipos de inovação: inovação de produto, de processo, organizacional, e de marketing, tendo em conta a tipologia apresentada pelo Manual de Oslo, Eurostat e OECD (2005) que é a principal referência para a padronização de conceitos relativos à inovação a nível internacional.

O estudo usou dados extraídos dos seguintes documentos: Censo de Empresas em Moçambique (2002-2003); segundo Censo de Empresas em Moçambique (2014-2015); Relatório do Inquérito Nacional sobre Inovação nas Empresas referente ao período 2013-2015. Foi constatado que as inovações de produto, de processo e de marketing tiveram mais impacto no volume de negócios resultante da introdução de inovações de serviços adquiridos de outras empresas. A inovação organizacional teve mais impacto no volume de negócios resultante da introdução de inovações de serviços novos no mercado da empresa, isto significa que a maior parte das inovações originárias bem-sucedidas nas Empresas em estudo durante o período 2013-2015 estão relacionados aos métodos organizacionais.

  • M. Sylvestre
  • Constantino P. Marrengula
  • Titos O. Quive

Documento de Trabalho

Dinâmica da Sustentabilidade das Finanças Públicas em Moçambique (2000-2016)

Resumo

Finanças publicas sustentáveis caracterizam-se pela existência de saldos primários suficientes para estabilizar o rácio da divida publica no PIB ao longo do tempo. O presente trabalho teve como objectivo analisar a trajectória da sustentabilidade das finanças públicas de Moçambique depois da iniciativa HIPC até 2016. ara o efeito, estimou-se o Índice de Blanchard, que mede a capacidade do sector público de estabilizar a dívida tendo em conta a estrutura de receitas e despesas publicas, ou seja, politica orçamental, a dinâmica da economia, e as decisões de politica monetária. Como resultados do estudo constatou-se um declínio do índice de Blanchard entre2000 e 2008, significando que durante este período a receita efectiva esteve cada vez mais próximo da receita óptima. Este momento coincide com reformas fiscais e orçamentais que tiveram implicações na dinâmica das finanças púbicas, que se traduziram na redução dos défices públicos e do stock da dívida como percentagens do PIB.

Entre 2008-2009 iniciou um ciclo de deterioração do índice de Blanchard que atingiu o extremo de classificação negativa em 2015 com 3,24. Este momento encontra-se associado ao declínio do rácio dos donativos como percentagem do PIB, na sequência da crise financeira mundial. Para manter o mesmo nível e padrão de despesas, as autoridades fiscais agravaram o seu recurso ao endividamento com o pico em 2016 de 102% do PIB. Para todo período, concluiu-se que as decisões de finanças públicas não foram sustentáveis, dado que o rácio da dívida pública/ PIB não se move em torno de uma média e variância constantes e as receitas e as despesas públicas tiveram uma tendência crescente mas a ritmos diferentes, o que se reflectiu no agravamento do défice fiscal. A dinâmica das finanças públicas de Moçambique depende de eventos macroeconómicos que influenciam o fluxo de receitas e de pressões que se colocam do lado das despesas públicas. A predominância das despesas de funcionamento, em particular com o pessoal no total das despesas numa economia pequena com dinâmicas fortemente influenciadas pelo Estado, implica que a trajectória futura de sustentabilidade das finanças públicas constitui um desafio permanente para toda a sociedade.

Parceiros e Colaboradores